top of page
Search

Showrunners: quem são, onde vivem e o que fazem?

Grey’s Anatomy, Game of thrones, True detective ou mais recentemente, a série Bridgerton são alguns nomes de sucesso que caíram no gosto do povo por conta da trama, personagens, figurino, entre outros fatores que conquistaram o carinho e a atenção do público em linhas gerais.

A questão é que para toda essa entrega ser bem feita é muito importante que a equipe dos bastidores trabalhe de forma bastante alinhada e para tanto há um profissional que desempenha um papel chave nesse processo, agindo como um maestro coordenando uma orquestra. Esse profissional é o showrunner.



O que é um showrunner?

Como a própria palavra sugere, o showrunner é o responsável por dirigir toda a produção de uma série (por exemplo), este pode ser o responsável tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso do projeto, uma vez que sua responsabilidade influencia tanto o processo criativo – criação, produção, roteiro, direção e elenco – até decisões gerenciais como a coordenação de todas essas pessoas.

Shonda Rhimes, a showrunner responsável por alguns nomes de sucesso como Grey’s Antomy, Scandal, How to get away with murder, Bridgerton e mais o define como:


“A showrunner is somebody who keeps a show running. They keep a television show running.”


Pode parecer um pouco redundante, mas é basicamente isso, ele quem faz o show funcionar.



Há showrunners no Brasil?

Até então o termo era restrito ao Canadá e aos Estados Unidos, mas a palavra showrunner tem tudo para se tornar um estrangeirismo cada vez mais presente no vocabulário dos brasileiros, uma vez que diversos profissionais já atuam desempenhando essa função de ‘diretor geral’.

Um exemplo recente é a atriz Ingrid Guimarães que encerrou seu contrato com a emissora de televisão Globo após 19 anos de serviços prestados a gigante das telinhas para migrar para a plataforma de streaming Amazon Prime Video assumindo o papel de showrunner.



O que isso quer dizer?

Com o avanço da tecnologia e os efeitos da globalização cada dia mais visíveis no nosso cotidiano algumas profissões tendem a desaparecer ao passo que outras são criadas. Com o mundo cada vez mais ‘americanizado’ torna-se indispensável você esteja preparado para todas essas mudanças e desafios criados. Há anos saber um segundo idioma deixou de ser um luxo e assumiu o papel de necessidade - é um must! E quando o assunto é ensino de idiomas, a USA International Santos é sempre a melhor escolha para decolar de vez e deixar o verbo to be de lado.


Tel.: (13) 3225-7373

Whatsapp.: (13) 99740-3960

Av. Bernardino de Campos, 442 - Vila Belmiro, Santos.

bottom of page