top of page
Search

Descubra o que são "Palíndromos"

Um palíndromo é uma palavra, frase, verso ou numeral que pode ser lido tanto da direita para a esquerda, como no sentido contrário. A palavra palíndromo vem do grego palin (=de novo, com repetição, em sentido inverso) + dromo (=caminho, curso, pista).



Essas construções palindrômicas são tão comuns dentro do nosso cotidiano, que as usamos diversas vezes sem nem nos darmos conta.

Veja a seguir alguns exemplos:


“A SACADA DA CASA”

“ANOTARAM A DATA DA MARATONA”

“SOCORRAM-ME, SUBI NO ÔNIBUS EM MARROCOS!”


Talvez nem todas essas frases façam parte do seu cotidiano, vide o último exemplo. Mas é engraçado perceber como esse fenômeno ocorre em determinadas frases ou palavras.

Vale ressaltar que quando se trata de palíndromos, acentos, vírgulas e as demais pontuações não são levadas em consideração.


Agora que já sabemos o que é um palíndromo e como esse fenômeno se manifesta na escrita, resta nos perguntar: este é um fenômeno exclusivo da língua portuguesa?

E de pronto dizemos que a resposta é NÃO.


Na língua inglesa há também palíndromos. Os palindromes como são chamados, seguem a mesma regra descrita anteriormente.

Vejamos alguns casos:


Was it a car or a cat I saw?

Step on no pets!

Won’t lovers revolt now?


São incríveis as similaridades compartilhadas entre idiomas que às vezes parecem ser totalmente distintos um do outro. Pegamos como exemplo o português e o inglês, mas há muitas outras línguas que compartilham essa característica tão peculiar.



Saippuakivikauppias não é um erro de digitação, mas sim o maior palíndromo existente. O termo vem do finlandês, que quer dizer “revendedor de pedra-sabão”. Não sabemos qual é a demanda de pedra-sabão na Finlândia, mas se há palíndromo há história.


Obs.: pedra-sabão é o material que compõe o corpo da estátua do Cristo Redentor.



O livro “Pensamento inverso” do poeta e músico, Fábio Brazza é um exemplo de uma obra que se manifesta em dois sentidos: da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. O trabalho do escritor tem dedicatória ao criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza e é baseado em um clipe homônimo do próprio músico e criador da obra.

Deixamos aqui essa indicação de leitura.



Tel.: (13) 3225-7373

Whatsapp.: (13) 99740-3960

Av. Bernardino de Campos, 442 - Vila Belmiro, Santos.


bottom of page