top of page
Search

Como age um cérebro bilíngue?



Se você ainda não acredita que aprender um novo idioma é algo benéfico para nossa saúde, vamos desmistificar isso de uma vez por todas.

Em um último experimento promovido pela Universidade de Tóquio, o professor Kuniyoshi Sakai estudou o fluxo sanguíneo no cérebro de 15 voluntários. O grupo havia se mudado para Tóquio e começaram a ter aulas de japonês com duração de três horas diárias. Todos adultos europeus que nunca tinham estudado o idioma antes e nem visitado o país asiático.


Os voluntários, todos falantes de idiomas europeus, seriam avaliados por meio de dois testes de leitura e escuta – ambas as habilidades passivas, julgadas mais adequadas para a análise segundo os pesquisadores.


Ambos os testes consistiam em questionários de múltipla escolha e todos foram aplicados em uma câmara de ressonância magnética, de forma que fosse possível monitorar o fluxo sanguíneo mediante as atividades cerebrais dos candidatos.


O primeiro teste aconteceu cerca de 8 semanas após o inicio das aulas onde os participantes tiveram 45% de acertos no teste de leitura e 75% na parte de escuta, enquanto que no segundo teste – nos mesmos moldes da primeira etapa – ministrado entre 6 e 14 semanas depois, o grupo apresentou um desempenho de 55% no teste de leitura e mantiveram o mesmo resultado no teste de escuta, porém exibiram maior rapidez nas escolhas das respostas, o que pode ser interpretado como uma melhora na compreensão da língua estrangeira.


Embora pouco significativa essa melhora na compreensão pode se dizer que uma “voz nativa” se instala em nosso cérebro após um período consistente de estudos de um novo idioma. Se você quer saber mais sobre esse “mini gringo” confira nosso artigo sobre por que aprender um novo idioma? E então a partir disso, passamos a avaliar nossas escolhas, nossa interpretação e compreensão das coisas ao nosso redor de forma mais ampla.


Portanto, não deixe seu medo de falar inglês, francês, japonês, ou qualquer outro idioma ser maior que seus sonhos e objetivos. Saber se comunicar em mais de uma língua é um divisor de águas que abre portas e muda nossa visão de mundo por completo! Comece a construir seu futuro já!


Tel.: (13) 3225-7373

Whatsapp.: (13) 99740-3960

Av. Bernardino de Campos, 442 - Vila Belmiro, Santos.

bottom of page