top of page
Search

Por que aprender um novo idioma?

Você já deve ter ouvido dos seus pais, tios ou avós que aprender inglês ou qualquer outro idioma é muito importante para o seu futuro profissional, visto que cada dia mais o mercado de trabalho torna-se mais competitivo e as empresas cada vez mais seletivas na escolha de seus colaboradores. Mas, será que é só isso mesmo? Será que eu tenho que aprender um novo idioma só para poder ter um bom emprego? A resposta para todas essas perguntas é NÃO.



Definitivamente, o aprendizado de uma língua estrangeira não está somente ligado ao mercado de trabalho. Claro que essa relação existe, mas nós vamos explorá-la mais adiante.

Um ponto importante a ser discutido é a saúde. Sim! Aprender um idioma diferente faz muito bem para a nossa saúde, uma vez que nesse processo de aprendizado nós mudamos algumas estruturas do nosso cérebro e enfim criamos algumas conexões então inexistentes. Esse processo nos permite desenvolver um raciocínio mais eficiente, o que proporciona respostas rápidas e mais precisas aos mais diversos problemas.



Não obstante, nossa memória é certamente beneficiada, além de o desenvolvimento de habilidades multitarefa, já que cérebros bilíngues têm mais facilidade em focar e menor probabilidade de aceitar distrações.

A melhor parte disso é que não é preciso estudar um segundo idioma desde pequeno. Muitas pessoas bilíngues nunca desejaram terem nascido fluentes. foi algo que simplesmente aconteceu durante suas vidas e que de certa forma, os beneficiou tanto quanto os que tiveram essa oportunidade desde mais novos.

É engraçado aprender uma língua estrangeira. Tomando o inglês como exemplo: quando aprendemos inglês, definitivamente um mini americano passa a morar na sua cabeça, sussurrando algumas coisas em inglês. Isso não é algo ruim ou prejudicial, significa que a partir de agora, nós temos duas formas de pensar e sempre podemos recorrer ao botão liga-desliga para essa vozinha estrangeira.



Quando aprendemos outro idioma nós acabamos conhecendo outra parte de nós. Não se trata de uma crise de personalidade, mas sim do fato de que cada idioma traz consigo uma cultura totalmente diferente da que conhecemos e isso nos leva a incorporar parte disso no nosso jeito de falar, se apresentar e até mesmo nos nossos gestos.

Só para não dizer que não falamos do mercado de trabalho, é verdade que pessoas que falam mais de um idioma possuem muito mais chances de serem recrutadas em uma entrevista de emprego. Não porque para determinado cargo tal pessoa precise falar, ler e respirar em inglês (talvez até seja). Mas sim, por conta do tipo de inteligência que esse candidato pode agregar a empresa. Algumas das habilidades já listadas são: pensamento multitarefa, raciocínio rápido, facilidade em encontrar soluções, facilidade de se expressar, além de muitas outras.

Portanto, não espere o amanhã para dar inicio aos seus estudos, pois o melhor momento sempre é agora e não podemos esquecer que o tempo não espera ninguém! Para melhorarmos o nosso amanhã, temos que nos esforçar hoje!



Tel.: (13) 3225-7373

Whatsapp.: (13) 99740-3960

Av. Bernardino de Campos, 442 - Vila Belmiro, Santos.


bottom of page