top of page
Search

Saint Patrick’s Day

Dia 17 de março, Saint Patrick’s Day – para nós, Dia de São Patrício – é um feriado tipicamente irlandês que embora tenha sua origem como uma celebração a disseminação da religião cristã por toda a Ilha Esmeralda, como é conhecida a Irlanda, hoje é sinônimo de folia e coisas irlandesas. A propósito, não se esqueça de usar verde!



Por que dia 17 de Março?

Acredita-se que nesta data, por volta do século V (cerca de 493 D.C.) foi o dia em que Saint Patrick foi morto. Eventualmente esta data cai em um fim se semana (sábado ou domingo). Nesses casos o feriado é celebrado na primeira segunda após a data.



Quem foi Saint Patrick?

São Patrício é o padroeiro da Irlanda, responsável por espantar todas as “cobras” da Ilha. Essa lenda pode ser interpretada como uma metáfora para a disseminação da religião cristã pelo país, uma vez que as “cobras” descritas na história tratam de uma simbologia para os então pagãos que lá viviam.



Por que o Trevo de três folhas (Shamrock) é associado à figura de Saint Patrick?

É dito que Saint Patrick usava o trevo de três folhas como uma alusão a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) em seus ensinamentos. Por esse motivo o Shamrock ficou associado não só a Saint Patrick, como também um adereço típico de ser usado no dia 17 de Março.



Tradições da data

O tema do dia é “Irlanda” e a cor verde, portanto bares e demais locais que recebem os foliões o fazem com bebidas e pratos customizados na cor típica. As vestimentas e outros adereços também entram nessa onda.

Tradicionalmente na Irlanda, bares e pubs vendem a cerveja verde que não sofre alteração na sua fórmula, apenas recebe um extrato de menta com corante para assim atingir a cor desejada.

A data também é marcada por desfiles em homenagem a São Patrício em todos os cantos do mundo, não só na Irlanda. Na cidade de Chicago nos Estados Unidos, o “Chicago river” – rio estadunidense que corta a cidade – é colorido de verde com 16 kg de corante.



Por que a cor verde?

A princípio era dito que a ordem de São Patrício era marcada pela cor azul, além de o santo também ser descrito vestindo a cor de sua ordem com seu tradicional trevo de três folhas VERDE. Com o passar dos anos o azul foi deixado de lado e o verde tomou conta. Não somente devido ao Shamrock, outro fator que corroborou para que a cor verde ganhasse espaço como a cor oficial do dia 17 é a bandeira da Irlanda que em suas cores possui o verde que representa os católicos da ilha, o laranja representa a população protestante e a cor branca no meio simbolizando a paz entre as duas religiões. Sem contar que a Irlanda é mundialmente conhecida como “A Ilha Esmeralda”.



Saint Patrick’s Day no Brasil

Nosso país celebra essa data iluminando alguns monumentos famosos na tradicional cor verde, tais como: o Cristo Redentor, o estádio do Maracanã, os Arcos da Lapa, entre outros, simbolizando a união entre as duas nações e os emigrantes aqui presentes.

Principalmente na cidade de São Paulo diversos workshops, eventos musicais, de dança e literatura são organizados pela cidade. Claro, tudo antes da pandemia.

No fim das contas, todos são irlandeses ao menos uma vez no ano. Esse dia é conhecido como Dia de São Patrício!



Tel.: (13) 3225-7373

Whatsapp.: (13) 99740-3960

Av. Bernardino de Campos, 442 - Vila Belmiro, Santos.

bottom of page