Search

Réveillon: conheça a origem da festa

Já se perguntou por que a passagem de ano novo tem um nome tão difícil? Réveillon é uma palavra cuja pronúncia foge tanto do nosso habitual português que muitos optam por outras formas de se referirem a essa festa.


Réveillon vem do francês réveiller, que significa “acordar” ou “reanimar”. Dessa forma, o réveillon, em sentido figurado, seria o despertar de um novo ano.


gif

Embora essa expressão tenha sua origem por volta do século XVII na França entre a nobreza da época, o costume de celebrar a chegada do ano novo vem de muito antes.

Essa tradição já existe há mais de 4.000 anos e começou na Mesopotâmia, onde os povos locais que dependiam da agricultura como forma de subsistência comemoravam o fim do inverno e a chegada da primavera, que acontecia no mês de março. O fechamento desse ciclo era o que marcava os anos.


Foi somente com a chegada do Calendário Gregoriano (1582) no Ocidente, que o Ano Novo passou a ser comemorado na noite do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro.

Por seu passado voltado a nobreza, o Réveillon foi também adotado no Brasil pela família real portuguesa que introduziu essa festa na nossa cultura, contudo os personagens, costumes e comidas são frutos da riqueza cultural e sincretismo religioso que o país já esboçava na época.


gif

Hoje o Réveillon é uma das festas mais populares do mundo e uma das maiores queimas de fogos do globo é a do Rio de Janeiro. Ainda assim, vale muito a pena viajar e conhecer outras festas de Réveillon como, Londres, Sydney e Nova York, para listar algumas.

O sonho de viajar pelo mundo pode até aparecer distante, mas com um novo ano a frente, nossas esperanças se renovam e mais do que nunca, nós da USA International Santos gostaríamos de fazer parte dessa jornada.

Entre em contato conosco e agende um teste de nível!


Tel.: (13) 3225-7373

Whatsapp.: (13) 99740-3960

Av. Bernardino de Campos, 442 - Vila Belmiro, Santos.