top of page
Search

Do Japão para o mundo: a odisseia do miojo



O miojo é hoje um dos alimentos mais consumidos ao redor do mundo. Pessoas de diversas culturas incorporaram esse prato como parte do seu dia a dia principalmente por conta de sua facilidade de preparo.

Essa história de sucesso começou no período pós Segunda Guerra Mundial em um Japão que se levantava do chão após os resultados devastadores de um dos maiores conflitos da história.


O cenário em questão era o de um país vitima de bombardeios onde a maior parte da sua população passava fome. Nesse contexto um homem chamado Momofuku Ando, ao ver as enormes filas que se formavam pela procura do “lámen” - um tradicional macarrão japonês - teve a ideia de criar uma versão de rápido preparo do prato usando insumos como óleo e farinha de trigo, enviados ao país como forma de auxílio.



Alguns anos se passaram até que Ando pudesse elaborar uma fórmula para que a sua ideia de um macarrão seco e de sabor acentuado que pudesse ser embalado e reidratado usando água quente em poucos minutos pudesse ser posta em prática.

Após um ano, já com o produto idealizado e em circulação, Momofuku Ando ressurgiu e o “Lámem mágico” como era chamado o macarrão instantâneo no início de sua história, popularizou-se não só no país, mas também em pouco tempo tornou-se um sucesso global.


Uma curiosidade é que o nome “miojo”, como o produto é conhecido no Brasil, é um exemplo de “Branding” – quando uma marca vira sinônimo de um produto. Miojo era o nome de uma marca subsidiária na Nissin (empresa fabricante de massa alimentícia).




Tel.: (13) 3225-7373

Whatsapp.: (13) 99748-3960

Av. Bernardino de Campos, 442 - Vila Belmiro, Santos.

bottom of page