top of page
Search

Como é celebrado o Dia de Reis em outros países?

Comemorado no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis relembra a viagem dos Reis Magos, vindos do Oriente, para conhecerem e homenagearem o menino Jesus.


No Brasil, a celebração da data é uma herança da colonização portuguesa e que se tornou parte importante da nossa cultura.


Também conhecida como Folia de Reis ou Reisado, essa tradição está difundida, não apenas, por diferentes regiões do país, como do mundo.


Vejamos então, como o Dia de Reis é comemorado em outras culturas:


Itália



A Festa da Befana, assim denominada a Epifania ou Dia de Reis, na Itália, reúne multidões nas praças e ruas das cidades Italianas.


Befana é uma mulher idosa, de aparência semelhante a uma bruxa, que de acordo com uma lenda popular, ajudou os Três Reis Magos após estes se perderem no caminho até Belém. Embora ela também não soubesse por onde prosseguir, ofereceu abrigo ao grupo, que na manhã seguinte, ao se despedirem da anfitriã, a convidaram para juntar-se a eles na visita ao menino Jesus, contudo a mesma recusou o convite. Mais tarde, após arrepender-se por não ter ido junto aos Magos, Befana partiu na mesma direção deles levando um presente para Jesus, mas não tem êxito em sua missão, então resolve parar em todas as casas que encontrou pelo caminho para entregar doces às crianças. Desde então, acredita-se que Befana passou a girar o mundo entregando presentes para todas as crianças.


A tradição diz que é importante deixar a janela aberta, com uma meia vazia pendurada, para que a velhinha possa encher de doces as meias das crianças que se comportaram bem no ano anterior, ou carvão, para aquelas que foram travessas.


Neste dia, procissões, iluminações e até mesmo bonecas da Bruxa Befana decoram as ruas, enquanto que meias penduradas nas janelas enfeitam todas as casas. Uma das festividades mais tradicionais acontece em Florença, na qual três homens a cavalo percorrem as ruas da cidade para entregar oferendas ao menino Jesus.


Espanha



Conhecido por Día de los Reyes Magos, o dia 6 de janeiro é mais aguardado que o dia de Natal, uma vez que é nessa data que acontecem as reuniões em família, as refeições em conjunto e a troca de presentes.


É tradição que no dia anterior, as crianças escrevam cartas para os Reis Magos com seus pedidos de presentes, diferentemente da maioria dos outros países cujas crianças destinam suas cartinhas com pedidos para o Papai Noel.


O Dia de Reis também marca o encerramento do período natalino, por isso, nesse dia também é comum as famílias desmontarem suas árvores, presépios e guardarem todas as decorações de Natal.



O evento que marca o Día de los Reyes Magos é a Cabalgata de Reyes – Cavalgada de Reis – que é um desfile, que existe desde 1885, e acontece tanto nas grandes cidades, como nos povoados no interior do país.


O desfile costuma acontecer na tarde do dia 5 e, além de contar com a importante presença dos espanhóis nas ruas das cidades, também é acompanhado por pessoas vestidas como os Reis Magos. Estas participam a cavalo ou em carros alegóricos decorados.



Entre os pratos típicos, o que mais se destaca é o Roscón de Reyes, um bolo natalino coberto de frutas cristalizadas e recheado de nata ou chocolate, tradicionalmente servido e compartilhado pelas famílias na comemoração do Dia de Reis.


Em lugares mais tradicionais o Roscón é acompanhado de uma coroa e é costume esconder pequenos presentes dentro da massa do bolo para que o sortudo ou sortuda que encontrar a surpresa em sua fatia, além de ganhar o presente, também tem direito de usar a coroa.


Embora o que brilhe na data seja o Roscón de Reyes, também é costume preparar pratos salgados como peru, leitão e peixes.


França



Épiphanie – como é chamado o Dia de Reis na França – é uma festa que, assim como o nosso Natal, dispõe de mesas fartas e preparações semelhantes as nossas.


Para comemorar o dia, os franceses fazem uma torta chamada de galette des rois – o bolo de reis – que contém um brinde dentro, chamado de féve. A tradição diz que a pessoa que tirar o pedaço que contém a féve será coroado o “rei ou rainha da noite”. Então, cabe ao futuro monarca, ofertar o bolo para as outras pessoas no ano seguinte.


Tel.: (13) 3225-7373

Whatsapp.: (13) 99740-3960

Av. Bernardino de Campos, 442 - Vila Belmiro, Santos.

Comentários


bottom of page