Search

A relevância dos animes diante das Olimpíadas em Tóquio

Updated: Jul 29, 2021

Desde 2016 quando a cidade de Tóquio foi anunciada como sendo sede das olimpíadas de 2020 durante a cerimônia de encerramento dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro foram muitos os indícios que os animes seriam peça-chave para o evento, visto que tal suspeita foi confirmada ao anunciarem os reais embaixadores do espetáculo em 2017:



Muitos dos atletas hoje presentes nas Olimpíadas cresceram permeados por muitas dessas produções japonesas, sejam animes ou mangás, e que certamente tiveram grande influencia nos seus perfis, como disse o atleta de atletismo francês Pierre-Ambroise Bosse em uma entrevista dada ao ‘Correio do Povo’: "A força interior é mais forte que tudo, é como o atletismo. Você tem que buscar em si mesmo. Isso eu senti várias vezes no treino. Heróis lutam antes de vencer. No atletismo é parecido (...) O importante é nunca desistir. Ganhar quando ninguém espera é algo que o mangá me trouxe"


Bosse é um dos milhares que se inspiraram no tradicional “Caminho do herói” – narrativa que aborda a vida do protagonista desde quando jovem, acompanha suas lutas, desafios e acima de tudo, seus fracassos até a sonhada realização de seu objetivo. Essa história se repete diversas vezes sob diferentes óticas, tendo como exemplo os animes “Naruto” e “One Piece” – que juntos somam cerca de 730 milhões de cópias vendidas em todo o mundo


A popularidade e o sucesso das obras não se devem apenas a suas cenas de luta marcantes, personagens carismáticos ou histórias comoventes. Tudo isso é parte fundamental, mas o fato que ajuda a compor esse desenlace parte de os valores transmitidos por seus personagens. A perseverança, o foco, a determinação, todos são adjetivos que as figuras dos mangás e animes têm em comum.


Percebe-se que ultimamente são muitas as adaptações ‘Live action’ feitas pela Netflix dessas produções nipônicas, além de o catalogo de animes ter aumentando consideravelmente nos últimos anos desde o lançamento da plataforma de streaming. Os animes tem conquistado cada vez mais espaço na tela e no coração dos brasileiros já que a perseverança – do grego proskartereo – que deriva do verbo perseverar significa “continuar firme e constante no propósito” o que representa uma característica inata ao nosso povo.


Logo, vemos que os animes vão muito além de uma simples forma de entretenimento para o público jovem. Trata-se de um símbolo cultural de valor inestimável que motiva e inspira não somente atletas, como também as mais diferentes pessoas a realizarem seus sonhos e não desistirem de seus objetivos, desde ganhar uma maratona até aprender japonês pelo simples fato de poder entender seu personagem. Dito isso, nada mais justo que os embaixadores deste grande evento do esporte sejam os personagens que marcaram toda uma geração de atletas!


Tel.: (13) 3225-7373

Whatsapp.: (13) 99740-3960

Av. Bernardino de Campos, 442 - Vila Belmiro, Santos.