top of page
Search

5 motivos comprovados cientificamente para aprender um novo idioma

Se você ainda tinha alguma dúvida sobre aprender ou não um novo idioma, pesquisas científicas conduzidas nos últimos anos têm confirmado a importância e os benefícios cognitivos de aprender novos idiomas.  que é dominar uma linguagem além da nativa e conhecer novas culturas, estudar outras línguas ajuda a desenvolver a memória e a habilidade de tomar decisões com rapidez e pode, inclusive, atrasar doenças como Alzheimer.


Confira 5 razões cientificamente comprovadas para você começar a aprender uma nova língua agora mesmo!


1 - Sua memória é fortalecida


O estudo de 2011 “Speaking Foreign Languages may help Protect your Memory” , conduzido pela  Academia Americana de Neurologia, revela que aprender uma nova língua pode “proteger” memórias antigas, mesmo em adultos! Entre os voluntários do estudo, os pesquisadores descobriram que falantes de quatro ou mais idiomas tinham cinco vezes menos chance de desenvolver problemas cognitivos em comparação com quem falava dois idiomas; para os que falavam três línguas, a chance era três vezes menor.


2 - Você desenvolve melhor as suas habilidades multitarefa


No estudo “Juggling Languages can Build Better Brains” da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, pesquisadores sugerem que dominar vários idiomas ajuda a desenvolver a capacidade multitarefa, que nos torna capazes de conciliar várias tarefas ao mesmo tempo! Isso ocorre porque o cérebro passa pelo exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas.


3 - Diminuição nos riscos de ter Alzheimer ou demência


Vários estudos sobre o assunto foram conduzidos e os resultados demonstram que, para adultos que só falam uma língua, a idade média para os primeiros sinais de demência começarem a se manifestar é 71,4. Entre adultos que falam duas ou mais línguas, os sintomas só começam aos 75,5.  Uma dessas pesquisas é a “Bilingualism Delays age at Onset of Dementia, Independent of Education and Immigration Status”, de 2013, publicada na revista Neurology, sendo o maior estudo documentando atraso no início da demência em pacientes bilíngues e organizado por subtipos de sintomas.   


4 - Melhora na capacidade de tomar decisões


No estudo “The Foreign-Language Effect: Thinking in a Foreign Tongue Reduces Decision Biases”, de 2012, publicado pela Universidade de Chicago na revista Psychological Science, o processo de raciocinar em outra língua é apontado como responsável por diminuir inconsistências cognitivas e melhorar as tomadas de decisão. Em participantes da pesquisa que usavam um idioma estrangeiro, as decisões eram "mais sistemáticas", o que ocorre porque também eram menos baseadas em fatores negativos, processo mental comum à língua nativa. 


5 - Percepção mais aguçada


A pesquisa de 2014 “A Case Study On The Linguistic Profile And Self-perception Of Multilingual University Students”, da Universidade Pompeu Fabra, chegou à conclusão de que pessoas que falam mais de um idioma são mais observadoras. Isso as torna capazes de manter o foco, filtrar o que não é tão importante, ter melhor desempenho ao identificar informações erradas e problemas que falantes de uma só língua não percebem.


Agora que você já tem motivos comprovados cientificamente para aprender um novo idioma, não perca mais tempo!


Matricule-se já em um dos nossos cursos de idiomas online e comece agora mesmo a melhorar suas habilidades culturais e cognitivas sem sair de casa!


Nos mande uma mensagem no Whatsapp para conhecer todas as vantagens de ser um aluno USA!



Tel.: (13) 3225-7373

Whatsapp.: (13) 99748-3960

Av. Bernardino de Campos, 442 - Vila Belmiro, Santos.

bottom of page